terça-feira, dezembro 23, 2008

“Expresso” nos TPM

O Noticia de hoje abre com este Titulo sobre Expresso nos TPM.
Acredito que o Governo esta agindo com espirito de um privado. Buscam fraquezas nas massas e transformam-nas em oportunidades para gerar grandes lucros.

Veja o texto abaixo extraido do Noticias

A EMPRESA Transportes Públicos de Maputo (TPM) oferece desde ontem um novo serviço aos seus utentes. Trata-se da introdução das carreiras “Expresso” que irão operar nas rotas Baixa – Magoanine CMC, na cidade de Maputo e Baixa – Tchumene, no município da Matola.

Entretanto, estas carreiras irão operar apenas nas horas de ponta e o custo de cada passagem será de dez meticais. A introdução deste serviço visa, essencialmente, responder as exigências daqueles que necessitam de um transporte rápido para os seus afazeres, sobretudo à hora de ponta.
Maputo, Terça-Feira, 23 de Dezembro de 2008:: Notícias

segunda-feira, dezembro 22, 2008

Canal de Opinião, por Noé Nhantumbo: FIM DE ANO - TEMPO DE FAZER AS CONTAS

Ha quem dizia que Chissano, Ex-Presidente de Mocambique era o simbolo do deixa andar que tanto foi propalado nas campanhas eleitorais. Que se vive hoje?

Veja como Noe retrata a o tema.

O «Deixa-Andar» foi abalado não desalojado...

Beira (Canal de Moçambique) - Por muito que os propagandistas do regime procurem oferecer a imagem de uma governação eficiente e produtiva há que recusar tais projecções pois na verdade a pobreza ainda não começou a ser vencida.

Leia no Canal de Mocambique de 22.12.2008
Canal de Opinião, por Noé Nhantumbo: FIM DE ANO - TEMPO DE FAZER AS CONTAS

quinta-feira, dezembro 18, 2008

Baleado em Maputo: Confirmada morte do director da Ordem

Feliciano Zacarias Juvane, então director da Ordem e Segurança Pública da Polícia da República de Moçambique (PRM), no Comando da capital do país, acabou não resistindo aos graves ferimentos que sofreu, depois de atingido por balas assassinas disparadas de duas armas do tipo AKM por igual número de indivíduos ainda a monte na noite da última terça-feira, que o emboscaram à entrada da sua própria casa.

A Polícia diz, no entanto, ser prematuro relacionar este crime com uma eventual vingança por parte dos três cadastrados que recentemente se evadiram dos calabouços do Comando da PRM. Só as investigações em curso ditarão se o oficial foi morto com uma eventual participação de Anibalzinho, Samito ou Todinho.

A notícia da morte daquele oficial, com a patente de Superintendente da Polícia, foi ontem confirmada pelo porta-voz do Comando-Geral, Pedro Cossa. Segundo a fonte, pelo exame pericial feito no local do crime, conseguiu-se apurar que pelo menos os criminosos dispararam dez balas, não se sabendo quantas teriam atingido o finado.

“Por enquanto não é possível indicar o número de balas que teriam atingido o defunto, mas pelo menos dez projécteis foram disparados contra a viatura. O fogo aconteceu quando ele ainda se encontrava no seu interior. Evacuado para o Hospital Central de Maputo, a equipa médica tudo fez para salvá-lo, mas não o conseguiu” - disse Pedro Cossa.

De acordo com a mesma fonte, a vítima foi surpreendida quando voltava de mais um jornada de trabalho. Os criminosos faziam-se transportar numa viatura de marca e cor não reveladas.

Maputo, Quinta-Feira, 18 de Dezembro de 2008:: Notícias

quarta-feira, dezembro 17, 2008

Incêndio na Contabilidade Pública: Há indícios de fogo posto

Le-se no jornal noticias de hoje 17 de dezembro. confira a baixo todo o extrato

O Procurador-Geral-Adjunto da República, Taíbo Mucobora, disse haver fortes indícios de que o incêndio que se registou em Outubro passado no edifício onde funciona a Direcção Nacional de Orçamento e Contabilidade Pública, em Maputo, foi resultado de “fogo posto”.Maputo, Quarta-Feira, 17 de Dezembro de 2008:: Notícias
De acordo com Mucobora de todos os incêndios ocorridos em instituições públicas, o ocorrido no edifício da Direcção Nacional de Orçamento e Contabilidade Pública, no dia 22 de Outubro último, pode ter sido provocado.

O Procurador-Geral-Adjunto falava em Namaacha, província do Maputo, por ocasião do II Conselho Coordenador da PGR, que decorre naquela vila desde a última segunda-feira.

Taíbo Mucobora não avançou muitos detalhes, salientando apenas que a Procuradoria-Geral da República (PGR) está ainda a investigar as causas do incêndio para posterior esclarecimento ao público.

“O relatório das actividades da PGR aponta que o incêndio no edifício da Direcção Nacional de Orçamento e Contabilidade Públicas apresenta indícios de fogo posto, mas continua o processo de investigação para os devidos esclarecimentos”, referiu.

O curto-circuito no sistema de distribuição de corrente eléctrica foi apontado inicialmente como a causa provável do incêndio, que ocorreu por volta das nove horas do dia 22 de Outubro do corrente ano, afectando o sexto e sétimo andares daquele edifício.

Na ocasião, o Ministro das Finanças, Manuel Chang, disse que os equipamentos e documentos mais importantes não foram afectados pelo incêndio.

O incêndio na Direcção Nacional de Orçamento e Contabilidade Pública ocorreu cinco dias depois de um outro - o segundo - ter ocorrido no edifício do Ministério da Agricultura (MINAG). Tratou-se de um incêndio de pequenas proporções que afectou uma fachada daquela instituição sem, no entanto, danificar quaisquer arquivos documentais e outros materiais de trabalho.- (AIM)

O primeiro incêndio no MINAG, que foi de grande proporções, ocorreu em Maio de 2007. Apesar de não ter causado vítimas humanas, reduziu a cinzas a fachada central do edifício daquela instituição.

segunda-feira, dezembro 15, 2008

Matola “B”: Bandidos atacam esquadra da PRM

TRÊS indivíduos ainda a monte tomaram de assalto na madrugada de ontem a 2ª Esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM), no bairro da Matola “B”, em Maputo, com recurso a armas de fogo, tendo morto um agente da corporação que na circunstância ocupava o posto de sentinela. Stélio Mabjaia não resistiu aos ferimentos que sofreu no abdómen e viria a perder a vida três horas mais tarde ao não reagir positivamente aos tratamentos a que foi submetido no Hospital Central de Maputo para onde foi levado de emergência. Maputo, Segunda-Feira, 15 de Dezembro de 2008:: Notícias
No mesmo ataque sofreu ferimentos graves um outro agente policial, José Manjate, que ainda se encontra a lutar pela recuperação nos Serviços de Urgências e Reanimação daquela unidade sanitária.

Os bandidos chegaram à esquadra por volta da 1.40 hora, fazendo-se transportar numa viatura turismo, cujas características não foram reveladas por questões de segurança na investigação, tendo estacionado na parte frontal, do lado da Avenida 5 de Fevereiro. Desceram do veículo três indivíduos armados de AKM com cano cortado escondidas e dirigiram-se à entrada principal sem ninguém desconfiar das suas reais intenções, tendo colhido de surpresa o sentinela em serviço. Este teria pensado que os intrusos poderiam ser cidadãos comuns que iam procurar ajuda das autoridades, sem calcular que aquele era o princípio do fim da sua vida e da sua carreira acabada de iniciar.

Para surpresa de todos, os bandidos começaram a disparar, avançando para a varanda do edifício da esquadra onde se encontrava posicionado o agente, atingindo-o na perna e depois no abdómen, apesar de ter vergado o colete antibala. Isto leva a crer que o tiro fatal teria penetrado pela parte inferior daquele dispositivo de protecção ou das partes laterais que não são protegidas pelo colete, tendo caído de imediato.

Sacudido pelo barulho das armas, um dos colegas que se encontrava na sala de permanência, José Manjate, saiu para perceber do que realmente se tratava, tendo sido recebido pelos projécteis que lhe atingiram na garganta e outras partes do corpo, estando ainda a receber cuidados intensivos nos Serviços de Urgências e Reanimação do Hospital Central de Maputo.

Outros agentes que se encontravam no interior do edifício e nas traseiras não tiveram tempo sequer de responder ao ataque, tendo os malfeitores retornado à viatura, retirando-se imediatamente a grande velocidade, deixando para trás um rasto sangue, para além de paredes e portas perfuradas com balas de AKM.

A acção durou pouco tempo, mas foi muito forte

In Jornal Noticias de Segunda-Feira, 15 de Dezembro de 2008
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/320704

Woman arrested for dumping 4-month old baby

A 20-year-old woman in Mzuzu who opted for selling sex in drinking joints other than taking care of her four-month-old baby is in police custody ...
Nyasa Times 15 December, 2008 02:55:00
Confirma mais neste site
http://www.nyasatimes.com/national/2147.html

Fome ameaça 450 mil pessoas em todo o país

O Noticias de hoje abre com este tema
Urge uma necessidade de de os programas de revoluvao verde ganharem mais corpo para dar vasao a estas situacoes. A comercializacao de de escendentes tambem deve ser monitorada de modo a se evitar este tipo de situacoe.A melhoria das tecnicas de coservacao e construcao dos silos Distritais pode ser uma solucao


Fome ameaça 450 mil pessoas em todo o país
UM total de 450 mil pessoas estão em situação de insegurança alimentar aguda em todo o país, necessitando de assistência humanitária até Maio de 2009.

Uma monitoria da situação de insegurança alimentar levada a cabo em Outubro último pelo Secretariado Técnico para a Segurança Alimentar e Nutrição indicou que cerca de 150000 pessoas consideradas em risco, em Maio de 2008, transitaram actualmente para o estado de carência aguda, o que adicionado os 350000 recentemente recenseados perfazem um total de 450000 pessoas precisando de assistência em todo o país.

Informações facultadas pelo Secretariado Técnico para a Segurança Alimentar e Nutrição dão conta que a monitoria realizada em Outubro deste ano concluiu que a situação de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) mostra-se preocupante devido, principalmente, à redução da disponibilidade de água para consumo, rega, abeberamento de animais, baixo nível de reservas alimentares, aliada à fraca capacidade de conservação e tratamento pós-colheita, alta dos preços dos produtos alimentares básicos, baixo poder de compra, fraco consumo alimentar e desnutrição crónica.

Segundo a mesma fonte, a estabilidade para fornecimento contínuo de alimentos está em risco, devido às fracas ou quase nulas reservas de alimentos em grande parte do interior do país, sobretudo nas províncias do sul e na província de Tete. Até Janeiro de 2009, a maior parte dos agregados familiares desta regiões terá esgotado as reservas alimentares.

Constatou-se, entretanto, durante a monitoria, que há uma relativa melhoria das condições de segurança alimentar e nutricional nas zonas que foram afectadas pelas cheias e uma degradação nas zonas de seca, em particular nas províncias de Maputo, Gaza e Tete. Inhambane, Sofala e Manica que registam insegurança alimentar nalguns pontos de alguns distritos, enquanto que as restantes províncias apresentam bolsas limitadas de escassez de alimentos. Nas zonas de insegurança alimentar houve deterioração da dieta, que se manifesta pelo consumo inferior de cereais e recurso frequente a alimentos menos preferidos e com menor valor nutritivo, que revela situação de “stress” com mudança nos padrões de consumo.

Intervenções nas áreas da agricultura, abastecimento de água potável e protecção social foram substancialmente expandidas, mas ainda não atingiram as necessidades reais.

Por outro lado, o acesso aos alimentos está sendo condicionado pelo alto custo dos cereais. O preço dos principais produtos alimentares subiu consideravelmente, tendo-se registado aumentos de até 100 por cento em particular na zona centro do país, nos mercados dos distritos de Mutarara, Angónia, Chimoio, Manica e Gorongosa. O fraco poder de compra dos agregados familiares não tem permitido fazer face a esta galopante subida do custo dos alimentos, que chegou a situar-se em 30 por cento sobretudo nas províncias de Tete, Cabo Delgado, Zambézia, Niassa e Sofala.

Maputo, Segunda-Feira, 15 de Dezembro de 200
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/320644

sábado, dezembro 13, 2008

Boas Vindas

Meu nome é Baptista, alguns me chamam de João, mas julgo que o meu Blog me identifica melhor e de forma completa apesar de estar em construção.
Estou iniciando este espaço de divulgação e partilha de informações úteis, claro para quem as souber usar, como forma de contribuiçao singular na veinculação e propagação de informações para a preparação, sobrevivênvia e superacao individual, se concordarmos que a informação é fulcral para o nosso dia a dia.

Este Blog irá apresentar ou vai trazer os topicos mais quentes que marcão, pela positiva ou pela negativa, o decurso de cada semana. A publicação das informações será diária, adimitindo-se um atraso que não supere 7 dias.

Admitindo a imperfeição humana, a interdependencia e a necessidade de colaboração e complimemtaridade reciproca, quero convidar-vos a usarem este espaço para exporem os assuntos que julgarem de interesse público, não se aceitando porém a publicação de informações de caracter pessoal.

SÃO TODOS MEUS CONVIDADOS E SÃO BEM VINDOS

Baptista José João

PGR acusa antigo ministro dos Transportes

A onda das detencoes e acusacoeos ganha campo.
Le-se no jornal noticia de sabado, com o Titulo em apigrafe

A PROCURADORIA-GERAL da República (PGR) acusou o antigo ministro dos Transportes e Comunicações, António Munguambe, em conexão com o caso Aeroportos de Moçambique, empresa pública onde terá havido má gestão de fundos.
O facto foi confirmado pela PGR, na pessoa de Georgina Zandamela, assessora do Procurador-Geral da República. Em conexão com o mesmo caso, a PGR formalizou a acusação ao Diodino Cambaza, presidente do Conselho de Administração (PCA) da Aeroportos de Moçambique (ADM), que se encontra detido desde o passado dia 20 de Outubro. Diodino Cambaza foi detido no mesmo dia com o Altenor Pereira, administrador da mesma empresa, ambos indiciados de desvio de fundos da empresa. Entre as acusações constam alegados gastos pessoais efectuados por Diodino Cambaza e outros membros do Conselho de Administração com recurso a dinheiros da ADM para aquisição de casas de luxo e respectivo recheio, em Moçambique e na África do Sul.
Maputo, Sábado, 13 de Dezembro de 2008:: Notícias